quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Interview Magazine September 2010





DESEJO...




Seminário é primeiro passo para articulação do setor

O terminou na manhã desta quarta-feira (29 de setembro) o I Seminário de Cultura de Moda. Desde o dia 27, representantes dos elos da cadeia produtiva do setor e das regiões do país discutiram e elaboraram as diretrizes de um plano de cultura. As propostas apresentadas pelo grupo serão agora redigidas por uma comissão eleita pelos próprios delegados. Trata-se de uma pactuação inédita entre empresários, pesquisadores, organizações não governamentais, estilistas e Estado.
Na visão do presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Fernando Pimenta, o seminário é um marco e, ao mesmo tempo, uma pequena fração do trabalho de articulação que terá de ser feito a partir de agora. “Será fundamental termos organização no âmbito dos estados e municípios para avançar”, afirma, ao lembrar também da relação com o poder Legislativo na aprovação de leis que impactam a moda.

Produtora de moda em Campo Grande (MS), Patrícia Albuquerque acredita que a reunião e seus desdobramentos serão fundamentais para o desenvolvimento da moda em seu estado, cuja economia gira em torno da pecuária e do turismo. “Acredito que não apenas o Mato Grosso do Sul, como todo o Centro-Oeste deve se organizar para incluir os artesãos na cadeia produtiva da moda. Temos os recursos naturais para isso ”, recomenda. Para ela, a representatividade regional foi o ponto alto do Seminário. “Não ficamos restritos aos estados que têm grandes indústrias”, diz.
As 25 diretrizes apresentadas se dividem em três eixos: institucional/associativo, criativo e empresarial. O documento final será integrado ao Plano Nacional de Cultura, um planejamento de longo prazo para a política pública no Brasil.

Delegados começam a preparar Plano Cultural da Moda0 comentários

Na tarde desta terça-feira (28 de setembro), os 150 delegados do I Seminário de Cultura da Moda se reúnem em grupos de trabalho para escrever as diretrizes do Plano Cultural para o setor. Divididos em três eixos – institucional/associativa, criativo e empresarial –, eles irão redigir propostas de diretrizes que serão votadas pelo conjunto dos participantes.

Na opinião do secretário-executivo adjunto do Ministério da Cultura, Gustavo Vidigal, o seminário representa uma pactuação inédita entre empresários, pesquisadores, organizações não governamentais, estilistas e o Estado. “Esse é o momento de disputa política [pelos interesses]. Ao final, teremos de estar unificados em torno do conteúdo das propostas aprovadas daqui”, disse.
Durante a tarde, os delegados interessados em ser membros do Colegiado Setorial da Moda no Conselho Nacional de Políticas Culturais vão apresentar suas candidaturas. Na quarta (29 de setembro), haverá a escolha dos nomes. Serão eleitos 15 titulares e 15 suplentes, representando tanto as cinco regiões brasileiras e os segmentos da cadeia produtiva: institucional/associativa, criativo e empresarial.

blog: http://culturadigital.br/setorialmoda/

Lilyan Berlim :CURSO DE MODA CONTEMPORÂNEA EM PARIS

                                                  http://www.modaemparis.com/

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

MODA E CINEMA: The Fall/Winter 2010-2011 Campaign Video

MODA E CINEMA: The Fall/Winter 2010-2011 Campaign Video

MODA E CINEMA: II Seminário Histórias de Roteiristas- 2010 - São ...

MODA E CINEMA: II Seminário Histórias de Roteiristas- 2010 - São ...: "Para que todos tenham a oportunidade de submeter trabalhos no II Seminário Histórias de Roteiristas, enviamos este lembrete sobre o prazo pa..."

Gareth Pugh S/S 2011

Gareth Pugh S/S 2011 Collection - Director: Ruth Hogben from SHOWstudio on Vimeo.

II Seminário Histórias de Roteiristas- 2010 - São Paulo

Para que todos tenham a oportunidade de submeter trabalhos no II Seminário

Histórias de Roteiristas, enviamos este lembrete sobre o prazo para a

 submissão 30 setembro próximo (quinta feira)

Lembrem:

 - Você poderá submeter artigo para apresentação e publicação ou apenas

 para publicação, indique na ficha de inscrição;

 - Você poderá submeter “artigo” ou “vídeo+breve artigo”


Vejam instruções e informações no site:

http://sites.google.com/site/iiseminarioroteiristas2010/apresentacao-1/apresentacao

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Já está no ar a promoção “Seu Estilo no Planeta”. Até o dia 30 de setembro, os internautas de todo o país, maiores de 16 anos, poderão criar suas próprias estampas para ilustrar as camisetas do Planeta Atlântida maior evento de música do Sul do País. A votação do público ocorre entre os dias 01 a 12 de outubro.

As estampas vencedoras serão usadas nos produtos da grife que estarão à venda nas lojas Renner do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os dois estados onde acontece o evento. Os autores das quatro melhores estampas (2 para camisas femininas e 2 para as masculinas) ganharão cinco passaportes cada um, com direito às duas noites da edição 2011 do Planeta, no RS ou em SC, além de cinco camisetas com a estampa de sua autoria.

Para dar um empurrãozinho na criatividade, o hotsite da promoção, desenvolvido pela 3YZ, disponibiliza diversos ícones que podem ser sobrepostos e redimensionados. A única condição é usar o logotipo do evento e muita imaginação. A comissão julgadora é formada por executivos da Lojas Renner e da RBS, promotora do Planeta Atlântida.
Para participar, é só acessar o hotsite do concurso no site da Renner escolher a camiseta e torcer para que a estampa seja a escolhida do público.

FONTE: http://closetonline.com.br/materia/3696/Marcelu+Ferraz+agora+também+no+Oriente+Médio

PROJETO PONTOZERO

A ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção promove o Projeto Pontozero, voltado a estudantes de Design de Moda que estejam cursando o último ano ou formados com menos de 2 anos de conclusão do curso. Entre os prêmios, está um estande exclusivo por 1 ano durante o Mercado Mundo Mix e um desfile com os criadores no mesmo evento, em Portugal.


O concurso terá uma categoria única, a “Estilista Empreendedor”. Os trabalhos inscritos poderão ser dos segmentos de alta costura, pret à porter ou street wear, moda masculina ou feminina. O projeto tem como principal foco a descoberta de novos profissionais da área de moda.

O projeto deve ser apresentado de acordo com as seguintes regras:
Apresentar 1 projeto de coleção para o inverno 2011;
A coleção deverá conter 10 “looks” e deverá ser a mesma desenvolvida caso o candidato seja classificado;
A coleção deverá conter 01 peça executada desse projeto. O tema da coleção é livre;
Apenas 1 dos projetos será o vencedor;
O projeto deve conter croquis e referência (amostras) dos tecidos e materiais utilizados.
As inscrições para o concurso deverão ser realizadas no período de 1º de setembro a 20 de outubro de 2010. Para se inscrever, os candidatos devem imprimir a ficha de inscrição disponível no site www.abit.org.br/pontozero

BORDADOS DA VIDA

Oi Jô,


 O curso de folhagem textil vai ser bem divertido. Experimentaçoes com bordado, estencil e aplicação, fora as deliciosas receitas de pão feito na hora e cupcake.
Obrigada,  Bj da Joana

PRODUÇÃO DE MODA: vogue 90 anos

                                          

                                 EDITORIAL - MARAVILHOSO!!








          Vogue é com Freja, Mariacarla Boscono, Crystal Renn e Daphne Groeneveld:

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Exposição Dener: Desenhando a moda no Brasil: Exposição dos desenhos do estilista que pertencem ao muBA

De 23 de setembro a 29 de outubro de 2010, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo irá realizar a exposição Dener: Desenhando a moda no Brasil. O estilista Dener Pamplona de Abreu é considerado um dos grandes nomes da moda brasileira pelo seu estilo inovador e visionário.

Na exposição, o Museu Belas Artes (muBA) levará a conhecimento público diversos desenhos do estilista que faleceu em novembro de 1978, todos eles do acervo próprio da Instituição. As peças serão expostas na Galeria Prof. Vicente Di Grado, dentro da Unidade 2.
                                        Galeria Prof. Vicente Di Grado

Rua Dr. Álvaro Alvim, 90 - Vila Mariana

De 23 de setembro a 29 de outubro de 2010

Segunda a sexta-feira, das 10 às 20 horas

Sábado, das 10 às 16 horas

Evento gratuito e aberto à comunidade

CONCURSOS - vamos participar?

Até 1 de Fevereiro de 2011O Living City é um concurso de design para designers, artistas e animadores de todo o mundo (há taxas de participação).Toda a info, em inglês: http://ilbi.org/resources/competitions/livingcity/index.html

National Geographic está a promover um concurso de fotografia com 3 categorias: Pessoas, Lugares e Natureza. Podem participar indivíduos maiores de idade na sua área de residência e que não sejam do Arizona, Cuba, Irão, New Jersey, Coreia do Norte, Porto Rico, Quebec, Sudão, Síria ou Vermont. Existem taxas de participação.
Toda a info, em inglês: http://ngm.nationalgeographic.com/ngm/photo-contest/

Até 1 de Outubro de 2010
Na Feira de Livros Infantis de Bolonha podem participar ilustradores (individualmente ou em grupos), de qualquer parte do mundo, com trabalhos para uso em livros para crianças. Toda a info, em inglês e italiano:  www.bolognachildrensbookfair.com/en/mostraillustratori/regolamento

Vogue Nippon - Novembro 2010

Roupas sem tecido: modelitos são feitos à base de cafeína

A britânica Suzanne Lee descobriu uma nova utilidade para as bebidas cafeinadas: produzir roupas mais ecológicas. Após anos de estudos, a pesquisadora – que ainda é estudante de moda em uma faculdade de Londres – descobriu uma espécie de bactéria queasfg, se colocada em contato com bebidas cafeinadas, reage e cria uma espécie de fibra que se assemelha ao papel vegetal e pode substituir os tecidos na hora da confecção de roupas.

A produção utiliza muito menos água e, ainda, dispensa o uso de agrotóxicos necessários para o cultivo de algodão. Tudo o que a designer precisa para fabricar as roupas é uma banheira, cheia de chá verde, em que acrescenta o fermento com as bactérias. A fibra vegetal demora cerca de 3 semanas para se desenvolver e deve ser moldada, em um manequim, enquanto ainda estiver molhada. Para dar cor aos modelitos, Lee ainda usa corantes naturais, como beterraba e açafrão.

A descoberta rendeu à designer uma marca de roupas só dela: a BioCouture. Por enquanto, as peças não estão sendo comercializadas, porque Lee ainda quer encontrar um jeito de tornar as roupas mais duráveis – o que, segundo ela, não está longe de acontecer.


(fonte: Superinteressante)

domingo, 26 de setembro de 2010

Uniform Project


Que tal poder usar uma roupa igual 365 dias do ano e só mudar o estilo, aplicando novas informações de moda na peça? Você duvida que é possível? Pois acredite, “Sheena Matheiken resolveu fazer o mesmo em um projeto de moda sustentável, o Uniform Project, iniciado em maio de 2009. Durante este tempo, ela usou a mesma roupa – ou algo próximo a isso.
A artista tem sete vestidos idênticos, um para cada dia da semana, que são “renovados” com acessórios, camadas de tecidos, artigos manufaturados e outros elementos que a criatividade da moça inspirar e que o frio ou o calor mandarem. A versatilidade ganha uma forcinha da amiga e designer Eliza Starbuck.
A ideia nasceu de uma reflexão sobre os uniformes escolares obrigatórios da sua época de estudante e de como os adolescentes faziam de tudo para colocar um pouco de personalidade naquele look”. (Fonte: Super Interessante)


Como ninguém tem tanto badulaque em casa assim, Sheena aceita doações de cintos, chapéus e apetrechos de toda espécie, basta que os interessados mandem um e-mail. Profissionais que tenham peças originais também podem enviar. Em troca, a moça promete tirar fotos ao usá-las e dar um link para o site do colaborador.
Mas o mais surpreendente deste projeto é o lado social. Sheena também resolveu ajudar crianças carentes da Índia à permanecerem na escola. Todo o tipo de ajuda, ora uma peça de roupa, ora dinheiro, ajudou a colocar 217 crianças, à um custo de $78,170 dólares, doados à Akanksha Foundation, entre outras despesas.





Dazed and Confused Outubro de 2010

Todo o Nada: Mario Testino ganha sua 1ª exposição

O fotógrafo peruano Mario Testino irá ganhar sua primeira exposição sólo.
Entitulada “Todo o Nada”, Testino fez uma seleção das 54 imagens mais importantes de sua trajetória na moda. Claudia Schiffer, Natalia Vodianova, Demi Moore, Sienna Miller e Stella Tennant são apenas algumas das divas registradas por ele.
Todo o Nada by Mario Testino @ Thyssen-Bornemisza Museum

Madri, Espanha

                               








Final Work 2010 traz um pouco da alta moda Italiana ao Brasil

 Com o intuito de mostrar toda a expertise da alta moda italiana os quinze jovens estilistas formados pela Accademia di Costume di Moda di Roma apresentaram looks elaborados com requinte e fortes raízes no artesanato italiano.
 O tema 'A Moda é um Ofício' resume com perfeição as peças preparadas com conceito de alta costura e muita criatividade. A variedade de tecidos escolhida pelos alunos também encanta. Peças em tricot, organza, feltro e seda ganham interpretações inusitadas e diferenciadas.

Diversidade de matéria prima e formas contemporâneas se unem para representar o amor pela moda desses novos nomes do design italiano. Criatividade e inovação ganham forma por meio das experiências e estudos realizados na Accademia

                               
                        Valentina Klanjscek / Chiara Zuliani / Marzio Martella


                              
                       Laura Maria Grillo / Ilaria Vallone / Claudio Michele Dicorato


                             
Daniele Gottastia / Valeria Onnis / Chiara Aversano

Uma campanha sensacional feita pela Leo Burnett, Moscow, para a WWF em prol da preservação dos tigres. Nela uma camiseta com realidade aumentada é com


pensar nas propostas de Calvino...

Uma campanha sensacional feita pela Leo Burnett, Moscow, para a WWF em prol da preservação dos tigres. Nela uma camiseta com realidade aumentada é comercializada, colocando o consumidor na pele do tigre e levando tiros. Com isso espera-se um aumento na conscientização da população mundial, para este problema.

GALERIA DE INSPIRAÇÃO

                                           http://www.mimi-illustration.com/

sábado, 25 de setembro de 2010

Vivienne Westwood é sustentabilidade

Em entrevista, Vivienne Westwood diz que seu desfile está patrocinando a Reprieve, que é uma entidade de caridade que luta para oferecer julgamentos justos baseados na lei pra prisioneiros, desde Baía de Guantánamo àqueles condenados à pena de morte. "Enquanto nós desfilamos, há pessoas que estão sendo torturadas até a morte. O mundo está em um estado lastimável devido à mudança climática etc., e as pessoas têm de se envolver de alguma forma com alguma entidade pra tentar mudar o curso da história - e então suas vidas vão melhorar."

A estilista deseja criar um programa de televisão para que as pessoas se informem sobre os acontecimentos mundiais que estão ocorrendo. "Porque tudo o que temos no momento é a opinião pública e ela muda de acordo com os políticos eleitos."


A mensagem que Vivienne quer passar através de suas roupas é que as pessoas saibam consumir de forma consciente, sabendo escolher, comprando menos, ficando 6 meses sem comprar nada, reciclando suas roupas e que as usem várias vezes.


"Crie roupas você mesmo; use uma toalha, por exemplo, em vez de um casaco; use as cuecas samba-canção do seu marido; improvise. Guarde peças boas que você já tenha, e use várias vezes."


Para ela, esse é o futuro para a reciclagem: "pode até fazer furos em uma linda fronha! Eu já fiz isso! Minha coleção de Paris está cheia de fronhas e capas de almofada."





ISSO É SUSTENTABILIDADE!

Vogue Paris

Lara Stone para a capa da Vogue Paris de Outubro de 2010




Luminária de copos descartáveis

ELLE e It MTV lançam reality show de moda no dia 4 de novembro - CONCURSO

ELLE e a MTV se uniram em uma parceria para encontrar um grande nome para a moda brasileira. O It MTV ELLE Fashion Fabric é o novo reality show da emissora, apresentado por Carol Ribeiro, com reportagens de Jana Rosa, e com participação dos jurados Susana Barbosa, editora de moda da ELLE, e Andre Hidalgo, diretor criativo da Casa de Criadores. O programa, que também contará com a presença de convidados especiais, vai desvendar, em seis episódios, todo o glamour e trabalho árduo dos que tentam ingressar neste acirrado mercado.


O vencedor, além de ganhar uma bolsa de estudo do IED – Istituto Europeo di Design - para um curso de estilo, em Milão, agregará no currículo um desfile no projeto LAB da Casa dos Criadores e um editorial com três looks na revista ELLE.

As provas realizadas durante o programa serão temáticas e farão com que os participantes mostrem criatividade, talento e competitividade em provas individuais e em grupo, que exigirão agilidade e capacidade. Ao final de cada episódio, um participante será eliminado por decisão do júri. A grande final acontece dia 9 de dezembro e fará com que os pretendentes realizem um desfile de três looks completos, mostrando a capacidade de pensar de forma ampla, rápida e, em todos os detalhes, o complexo mundo dos desfiles.
Para ser um dos seis participantes e concorrer aos prêmios, é necessário se inscrever, até dia 13 de outubro, nos sites de ELLE ou da MTV, ser um jovem estilista cursando a faculdade ou ter experiência de moda. No dia 9 de dezembro, o Brasil conhecerá a nova promessa da moda nacional num desfile que vai revelar o grande vencedor, aprovado por quem entende do assunto!

It MTV Elle Fashion Fabric


Estreia – 4 de novembro, às 23h30


6 episódios – toda quinta-feira

29ª Bienal de São Paulo - VAMOS?

Começa hoje em São Paulo, a 29° Edição Bienal de São Paulo, que acontecerá até o dia 12 de dezembro. Com o tema "Há Sempre Um Copo de Mar Para Um Homem Navegar”, o evento oferecerá ao público presente 850 obras de 159 artistas do mundo todo.
Acesse o site oficial da 29° edição Bienal São Paulo e veja toda a programação! Durante a abertura da Bienal, o Balé da Cidade apresenta o espetaculo “Crônicas do Tempo”, às 11h e 14h.
Quando: Até 12 de dezembro. De segunda a quarta, das 9h às 19h. Quintas e sextas, das 9h às 22h. Sábados e domingos, das 9h às 19h (a entrada é realizada até uma hora antes do fechamento do pavilhão
Onde: Parque Ibirapuera (portão 3. s/nº) Quanto: Grátis

Acontece no próximo dia 30, a 36° edição do Senac Moda Informação

No dia 30 de setembro, a partir das 7h30, acontece a 36ª edição do seminário Senac Moda Informação – Inverno 2011 no Memorial da América Latina. O evento, organizado pelo Senac São Paulo, é um dos mais conceituados da indústria da moda brasileira e acontece duas vezes por ano. Além de confirmar as tendências e apostas em tecidos, cores, formas e volumes para a estação, o seminário conta com palestras de consultores de moda e registra uma participação média de mais de 1,5 mil profissionais da indústria de confecção de todo o país – entre gerentes de produtos, estilistas, modelistas, confeccionistas, empresários do setor têxtil e lojistas.


senac Moda Informação – Inverno 2011

Data: 30 de setembro de 2010

Horário: das 7h30 às 17 horas

Local: Memorial da América Latina

São Paulo (SP)

GALERIA DE INSPIRAÇÃO: Ilustradora de Moda Cassandra Rhodin


                        AQUI: isquisofrenia.com/2009_02_22_archive.html

ESTUDOS DO CORPO: SEMINÁRIO CALVINO - Turma B (1º Semestre/2010 Moda) NOITE


Turma B (1º Semestre/2010 Moda) NOITE
COMEÇAR A RESENHA E CONSTRUÇÃO DO CAP. DO GRUPO
TODOS DEVEM COMPRAR O LIVRO DO CALVINO


APRESENTAÇÃO: 09/11- DURAÇÃO 30 MINUTOS E ENTREGA DO PROJETO ESCRITO COM O RELATÓRIO DO LIDER

G.1 - Leveza: André Abreu Ferreira (líder)

1. proposta : corpo+ moda + Desigualdade Social em São Paulo.
Ricardo Coimbra Chaves
Aline Cardoso Soares da Silva
Karen Domingues Pontes
Manaira Prado
Camilla Thomazelli


G.2 - Rapidez: Danielle K. Beltrami(líder)

2 proposta: corpo + moda + Trabalho Escravo / Fast-Food
Pammela Gusmão
Ana Carolina R. de Oliveira
Thaís Ganhão
Janaina de O. Cocati
Edson M. de Oliveira

APRESENTAÇÃO: 16/11- DURAÇÃO 30 MINUTOS E ENTREGA DO PROJETO ESCRITO COM O RELATÓRIO DO LIDER
G.3 - Exatidão: Jullyana Rodriguez de Assis (líder)
3.Proposta: corpo+ moda+ Genética
Éder Xavier
Daniel Nakamura
Jéssica Yoco Ichimori
Ana Thereza Moraes de Souza


G.4 - Visibilidade: Carolina Cosmo(líder)

4.proposta: corpo+moda A música do Corpo
Carla da Cunha Guimarães
Larissa dos Santos Roque
Marcos Vinícius Souza
Camila Barros

APRESENTAÇÃO: 23/11- DURAÇÃO 30 MINUTOS E ENTREGA DO PROJETO ESCRITO COM O RELATÓRIO DO LIDER.

G. 5 - Multiplicidade: Fábio B. Siqueira(líder)

5. proposta: corpo+moda+Sincretismo Religioso na Moda
Diego Martins
Amanda Lopes
Bruna Fiqueiredo


G.6 - Consistência: Nara Carla de França L. do Carmo (líder)

- Case de um criador de moda que reuna na sua criação todas as propostas do Calvino

Carlos Miele

Viviane Tavares
Carla Martins
Fabiano Akito
Camila Gomes

BOA SORTE A TODOS....E UM ÓTIMO TRABALHO..!!!! Nara França 

Como fazer uma carteira tetra pak

http://revistacriativa.globo.com/Revista/Criativa/0,,EMI149874-17349,00-COMO+FAZER+UMA+CARTEIRA+TETRA+PAK.html

GALERIA DE INSPIRAÇÃO

site:http://www.meannorth.com/


Making Of Levi's® Curve ID

ESPAÇO PERFUME ARTE + HISTÓRIA: SP ganha 'biblioteca de cheiros' em Perdizes : Museu do perfume tem peças de 3 mil a.C. e surge da parceria entre empresa e faculdade

máquinas que soltam cheiros...

Uma casa com aromas e muita história abre hoje as portas ao público em Perdizes, na zona oeste de São Paulo. O primeiro museu do perfume da cidade reúne, num espaço de 210 m², 500 peças. Descobre-se, ali, por exemplo, que Napoleão carregava sempre dentro da bota um perfume. E por isso a água de colônia Külnisch Wasser desenvolveu um vidro com um desenho mais longilíneo, especial para acomodar melhor no calçado.
levantamento histórico do acervo começa em 3 mil a.C. Há muitas peças originais, caso de um frasco de 5 cm - que mais parece um bibelô do que um vidro de perfume -, feito de pátina no ano 4. "Ganhei essa relíquia do embaixador de Israel há oito anos", diz o colecionador Miguel Krigsner, fundador do Boticário, empresa que investiu R$ 1,5 milhão no projeto, desenvolvido em parceria com a Faculdade Santa Marcelina.

Para montar o acervo foram recolhidas peças em cem empresas do setor - brasileiras, americanas e francesas. "Não montamos um museu, mas uma osmoteca, uma biblioteca de cheiros, que será um bom suporte para pesquisas", diz Andréia Miron, professora da Faculdade Santa Marcelina. Além das informações sobre o mundo dos aromas estarem cruzadas com a moda da época, há pelo menos cinco estações multimídia, que oferecem imagem, som e aromas.
Experiência interativa. Entre elas, a estrela da exposição é a scentys, um equipamento com tela de 32 polegadas acoplada a um "chuveiro de som" e a um dispositivo que exala fragrâncias. É nesse espaço que o visitante aprende que um perfume é construído como uma pirâmide dividida em três partes. No ápice, menos representativo, estão os aromas mais voláteis. É o cheiro que o consumidor sente primeiro, mas que some rapidamente no ar. E dá lugar ao aroma responsável pela personalidade do perfume, que vem a ser o coração da pirâmide, a essência que se percebe quando o líquido seca na pele. Na base estão os fixadores, elementos indispensáveis para o perfume continuar na pele horas depois de aplicado. Na entrada do Espaço Perfume Arte + Histórica, nome dado ao museu, há uma estação divertida que solta aromas cítricos, florais e amadeirados. Basta apertar um botão para experimentar. Além de atrair até mesmo a curiosidade de crianças, o espaço tem piso tátil, legendas em braile e audioguia em inglês e espanhol.

Dobradinha. A inauguração do local, montado num sobrado na frente da Faculdade Santa Marcelina, faz parte de uma estratégia da instituição de investir nos profissionais do setor. "Somos pioneiros na formação em Moda, e o perfume hoje é muito importante", diz Andréia. "Segura e alavanca a indústria da moda. Faltam profissionais especializados no mercado." Em 2011, a faculdade abre um curso sobre o tema. "O objetivo não é formar perfumistas, mas produzir conhecimento, o que começa na elaboração e vai até o pós-venda do produto." Os interessados terão de passar por uma seleção que começa em novembro.
Em expansãoR$ 20 bi/ano é quanto movimenta a indústria do perfume
2º lugar  a posição do País no ranking de consumo (atrás só dos EUA)
HISTÓRIA EM FRASCOS
Ano 4

Parece um enfeite, mas é um vidro de pátina de perfume, descoberto em escavações em Jerusalém. É uma das relíquias que o museu reuniu com a ajuda de colecionadores e empresas.
1861

Eua Impériale, da Guerlain, produzido em homenagem à espanhola Eugênia de Montijo como presente de seu casamento com Napoleão Bonaparte. No frasco, o brasão do imperador.
1920

Um frasco de lança-perfume, muito usado nos bailes de carnaval do começo do século passado. Ao lado, há uma propaganda da época, recurso usado para contextualizar as peças.

1979

Acqua Fresca era uma espécie de lavanda nacional. Lançada pelo Boticário, virou febre entre as adolescentes da década de 1980, quando o Brasil estava fechado para importações.

rua: Dr. Emílio Ribas, 110, tel. 2361 7728
terça a sábado : 10 horas às 18 horas
domingo: abre às 12 horas

fonte; http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100924/not_imp614466,0.php

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mostra obrigatória : TUNGA

As obras de Tunga são sempre incríveis. Se você concorda, mas talvez não tenha a oportunidade de conviver com elas, não deixe de passar na Galeria Millan, pois está rolando uma exposição bacana do artista.
Na realidade, são dois trabalhos inéditos. No primeiro andar, a série Cristalinos é composta por dois portais, uma escultura de chão e doze de parede. Aqui, Tunga usa e abusa de imãs, aço, garrafas e cristais de rocha.

Subindo as escadas, a gente dá de cara com a grande instalação Cooking Crystals Expanded, conjunto de vidros presos por fios com uma espécie de líquido amarelado. Sim, ok, só indo lá ver para entender perfeitamente... Esse último trabalho, enfim, é um desdobramento da obra exibida na 3ª Bienal de Arte Contemporânea de Moscou, em 2009.

GALERIA MILLAN: RUA FRADIQUE COUTINHO, 1.360, VILA MADALENA. TEL. (11) 3031-6007.

http://www.galeriamillan.com.br/

AVISO PARA OS ALUNOS DA DISCIPLINA ESTUDOS DO CORPO

para os grupos das propostas

A coordenadora do curso de moda nos lembrou de alguns assuntos importantes que todos devem conhecer pra quando formos apresentar algum tipo de trabalho:


1- AUTORIZAÇÃO DE ENTRADA PARA VISITANTES:

- convidados externos; pessoas que venhas a ajudá-los na montagem do espaço, ou ainda palestrantes que darão apoio nas apresentações;


O ALUNO DEVE ENVIAR E-MAIL COM NO MÍNIMO 5 DIAS DE ANTECEDÊNCIA COM OS SEGUINTES DADOS:

- NOME DO ALUNO E RA - será o responsável pelo(s) visitante(s);

- NOME DO(S) VISITANTE(S) COM RG E DATA E HORÁRIO DE CHEGADA.



PS.: NENHUM CONVIDADO SERÁ LIBERADO NO DIA DA APRESENTAÇÃO! TAMBÉM NÃO É PERMITIDA A ENTRADA E PERMANÊNCIA DE MENORES NAS SALAS DESTE CAMPUS.



2- SOLICITAÇÃO DE RESERVA E APOIO PARA MONTAGEM DE ESPAÇOS E SALAS NO CAMPUS

Encaminho em anexo arquivo (guia de utilização de equipamqntos) para que se programem junto aos seus respectivos professores.

MODA E LITERATURA: Construções Imagéticas - Turma A Manhã (Parte II)

MODA E LITERATURA: Construções Imagéticas - Turma A Manhã (Parte II): "O sol se põe em São Paulo Autor: CARVALHO, BERNARDO Mariana Moreira Olhos Secos Autor: AJZENBERG, BERNARDO Joyce Grando Mariana Fagu..."

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MODA E CINEMA: EDITORIAL PRECIOSA VINGANÇA - FMU 2010.1

MODA E CINEMA: EDITORIAL PRECIOSA VINGANÇA - FMU 2010.1: " foto: Nati Canto Pois umas leitoras super fofas da PIX, resolveram criar um editorial fot..."

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

MODA E LITERATURA: Construções Imagéticas - Turma A Manhã

MODA E LITERATURA: Construções Imagéticas - Turma A Manhã: "O sol se põe em São Paulo Autor: CARVALHO, BERNARDO Gabriela Oliveira Maria Lima Leão de chácara Autor: ANTONIO, JOAO Aline Almeida ..."

Entre os dias 8 e 10 de novembro, São Paulo recebe pela segunda vez a Brasil Design Week.

Em sua terceira edição (a primeira foi realizada no Rio de Janeiro, em 2008), o evento acontece no Transamérica Expo Center. Promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), em parceria com o Sebrae e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o evento tem como objetivo inspirar empresários e gestores a utilizar o design como ferramenta estratégica.
Este ano, o encontro conta com nova marca, criada pela Oz Design.
A expectativa é receber mais de 15 mil participantes e reforçar o conceito de design como instrumento no desenvolvimento de marcas para a geração de inovação nas empresas.
"O design brasileiro vive seu momento de maior expressão e relevância em âmbito nacional e internacional, fruto de uma série de fatores e conquistas recentes. A Brasil Design Week, mais que uma promoção, é um movimento, com o objetivo de integrar empresas, órgãos governamentais e instituições de apoio ao design, para que juntos possamos construir um Brasil melhor e mais competitivo", acredita Luciano Deos, presidente da Abedesign.
O evento é dividido em quatro frentes:
Conteúdo - Apresentação de cases empresariais, nacionais e internacionais, sobre como o design construiu diferenças e criou valor.
Trade Show - Coração do evento, onde será apresentada a capacidade de desenvolvimento do design no Brasil a partir de prestadores de serviços.
Lounge Brasil Design Week - Espaço de relacionamento. Ponto de encontro.
Rodada de Negócios - Intercâmbio entre empresas brasileiras de design e compradores internacionais. Vendedores e compradores criando oportunidades reais de negócios.
Serviço:
Brasil Design Week 2010
Realizado conjuntamente com a HSM ExpoManagement
Data: 8 a 10 de novembro
Local: Transamérica Expo Center (Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387)
Inscrições palestras HSM ExpoManagement: www.hsm.com.br
Visitação Brasil Design Week: somente com convite. www.brasildesignweek.com.br/blog

EXPOSIÇÃO E PERFORMANCE : Joseph Beuys: ideias em forma de arte

Retrato de Joseph Beuys com bengalas e com Andy Warhol, que fez pop art com um retrato seuAs obras de Joseph Beuys, artista alemão empenhado em criar uma consciência política e social divulgada por meio da arte, chegam hoje ao Brasil, no Sesc Pompeia.


A exposição “A Revolução Somos Nós”, com curadoria de Antonio d’Avossa, é uma reunião de fotos, vídeos, cartazes e múltiplos criados pelo artista entre os anos 60, 70 e 80.


Mais do que o ato de criar, Beuys se empenhava em difundir as peças, que davam forma visual ao seu pensamento. Seu objetivo era levar sua produção para o maior número de pessoas possível. Assim, alguns de seus projetos foram feitos com tiragens de até 12 mil exemplares.
A coleção de cartazes que chega por aqui é a maior da Europa, 200 do total de 300 produzidos, pertencentes ao italiano Luigi Binotto, e é exposta totalmente reunida pela primeira vez. Estas peças de mídia retratam o percurso das exposições, performances, encontros e debates promovidos por ele.
Distribuídos em quatro salas, vídeos registrados entre 1964 e 1987 seguem reforçando os objetivos do artista.


Em “Eurasienstab”, Beuys usa gordura em um ritual para representar a união do Oriente e do Ocidente. Na projeção “I Like America and America Likes Me” o artista passa interagindo durante horas com um coiote dentro da galeria René-Block, de Nova York, em 1974.
A programação, que vai até o dia 28 de novembro, se completa com debates, seminários e um roteiro infantil, com narração de histórias e oficina de plantio de mudas.
 
FONTE: http://revistacriativa.globo.com/Revista/Criativa/0,,EMI172312-17357,00-JOSEPH+BEUYS+IDEIAS+EM+FORMA+DE+ARTE.html

EXPOSIÇÃO EM BRASILIA: Clodovil Hernandes

Clodovil Hernandes marcou seu nome entre os primeiros estilistas reconhecidos do país e com espaço na televisão registrou o perfil polêmico que chegaria até a Câmara dos Deputados, de Brasília, antes de sua morte em março de 2009. Homenageando sua trajetória criativa, o Park Shopping, na capital federal, abre no dia 23 de setembro a mostra que leva vinte looks criados pelo designer. Depois de Dener Pamplona ser protagonista da exposição no ano passado, os vestidos, saias, blusas e acessórios desenhados por Clodovil surgem sob a curadoria da jornalista Mariza de Macedo Soares, em cartaz até outubro.



terça-feira, 21 de setembro de 2010

ESTUDOS DO CORPO: We No Speak Americano ft. Cleary & Harding

EQUIPES DO PROJETO "SEIS PROPOSTAS PARA O PRÓXIMO MILÊNIO" -

              Turma A (1º Semestre/2010.2 - Moda) Manhã

             COMEÇAR A RESENHA E CONSTRUÇÃO DO CAP. DO GRUPO


                 TODOS DEVEM COMPRAR O LIVRO DO CALVINO

01 DE OUTUBRO DE 2010: APRESENTAÇÃO DA PESQUISA DO GRUPO

G.1 - Leveza:   Siron Marcelino (líder)
1. proposta : corpo+ moda + programas sociais e os criadores de moda
APRESENTAÇÃO: 29/10- DURAÇÃO 30 MINUTOS E ENTREGA DO PROJETO ESCRITO COM O RELATÓRIO DO LIDER.

Isabela Nogueira

Karen Damaro

Nuit Cavali

Fabio Lima

 
G.2 - Rapidez:   Melissa Nishiura (líder)
  proposta: corpo + moda + consumo consciente + sustentabilidade
APRESENTAÇÃO: 29/10- DURAÇÃO 30 MINUTOS E ENTREGA DO PROJETO ESCRITO COM O RELATÓRIO DO LIDER.

Thais Rodrigues

Monique Oliveira

Talita Damiana

G.3 - Exatidão:  Aleteia Elwing (líder)
Exatidão: corpo+ moda+ arquitetura 



APRESENTAÇÃO: 05/11- DURAÇÃO 30 MINUTOS E ENTREGA DO PROJETO ESCRITO COM O RELATÓRIO DO LIDER
Henry Freddi

Mayara Nascimento

Jennifer Domingues

Frabricio Ponce

G.4 - IN- isibilidade:  Thais Caroline (líder)
proposta: corpo+moda e o trabalho escravo na moda  



APRESENTAÇÃO: 05/11- DURAÇÃO 30 MINUTOS E ENTREGA DO PROJETO ESCRITO COM O RELATÓRIO DO LIDER.
Vanessa Vieira

Natalia Takara

Suellen Lopes  

G. 5 - Multiplicidade:  Roberta Ferreira (líder)
proposta: corpo+moda+design sustentável
APRESENTAÇÃO: 12/11- DURAÇÃO 30 MINUTOS - E ENTREGA DO PROJETO ESCRITO COM O RELATÓRIO DO LIDER
Regina Duarte

Juliana Alvez

Mariana Carazzi

Beatriz Bozza

G.6 - Consistência:  Eduardo Bern (líder) 
- Case de um criador de moda que reuna na sua criação todas as propostas do Calvino
APRESENTAÇÃO: 12/11- DURAÇÃO 30 MINUTOS - E ENTREGA DO PROJETO ESCRITO COM O RELATÓRIO DO LIDER

Rogeria Teixeira

Thayane Gomes

Mariana Moura

Jessica Umbelina


IMPORTANTE: O LÍDER DA TURMA DEVERÁ ENVIAR PRA MIM:



NOME E SOBRENOME DOS ALUNOS + PROPOSTA SORTEADA DO GRUPO + TURMA E PERÍODO PARA EU POSTAR A DATA.

imprimir e guardar o material acima.



boa sorte e bons trabalhos, orientações em sala de aula.

10 siglas da moda desvendadas

16/09/2010 - 13:58No imenso mundo da moda, entre diversos nomes de grifes, as siglas concentram um bom percentual e normalmente são envoltas por lendas urbanas. Você deve ter alguma peça de roupa cuja marca é representada por uma sigla, mas você sabe o que ela siginifica? Pensando nisso, separamos o significado de 10 siglas muito famosas da moda nesta matéria exclusiva. Confira:

ACNE (Ambition to Create Novel Expressions)Em português, "Ambição para Criar Novas Expressões". É uma fabricante sueca de jeans, unindo estilos inovadores com um guarda-roupa versátil para homens e mulheres, desde T-shirts de algodão a calçados e acessórios de luxo. A marca já fechou uma parceria inclusive com Lanvin.

BCBG Max Azria (Bon chic, bon genre)"Bom estilo, boa atitude", essa é uma tradução bem literal do significado das letras. A marca é comandada pelo estilista Max Azria, sob a supervisão da sua mulher, Lubova. Tem 475 lojas de varejo no mundo, e uma série de outras linhas. Recentemente, adquiriu a etiqueta Hervè Léger, dos famosos vestidos bandagem.


C&A (Clemens e August Brenninkmeijer)A sigla corresponde ao nome dos irmãos fundadores da marca. Criada na Holanda em 1841, conta hoje com filiais na Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Luxemburgo, México, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suíça, China e Turquia.

DKNY (Donna Karan New York)Fundada em 1989, Donna Karan New York é uma criação da designer-chefe homônima, seu marido, Stephan Weiss, e a empresa de gestão de moda Takihyo. Tinha uma meta desafiadora de combinar conforto e luxo em suas linhas. Em 2001, foi comprada pela francesa LVMH (Louis Vuitton Moet Hennessy).

GAP A palavra gap em inglês significa fenda, lacuna. Na grife, referencia a lacuna de mercado vista por jovens que não queriam roupas de adolescente nem de adulto. A marca surgiu em São Francisco, nos Estados Unidos, em 1969, para suprir esta carência. A ideia de que GAP significa "Gay and Proud" (gay e orgulhoso, em português) não passa de lenda urbana, que ganhou força devido ao grande número de homossexuais de São Francisco.

H&M (Hennes & Mauritz)Marca sueca, nasceu como loja feminina "Hennes", significado na língua para "dela". Fundada por Erling Persson, que em 1968 adquiriu as instalações e estoque de uma loja de equipamento de caça chamada Mauritz Widforss Estocolmo, passando a expandir suas linhas masculinas. O nome mudou para Hennes & Mauritz , mais tarde abreviado para H&M.

LAMB (Love. Angel. Music. Baby) Reúne as iniciais do nome do 1º álbum solo da cantora Gwen Stefani, "Love. Angel. Music. Baby." Fundada em 2003, a marca de Gwen ainda congrega uma marca de calçados, relógios, bolsas e perfumes chamada "L".

TNG (Teenager)TNG é a abreviação da palavra em inglês teenager (adolescente). Com esse nome, a marca só poderia mesmo focar nos jovens, e é isso o que faz há mais de 20 anos, sob o comando de Tito Bessa Júnior. No começo, era voltada apenas para o público masculino. Depois de um tempo, começou a criar também para as mulheres. Isso foi no começo dos anos 2000 e logo em seguida, em 2003, fez sua estreia no Fashion Rio.

VPL (Visible Panty Line)Estilista, Victoria Bartlett tinha uma visão para criar uma coleção para preencher o nicho entre lingerie e roupas esportivas. Surgia a Visible Panty Line, com um conceito simples de tornar a roupa uma parte visível, alicerçada nos princípios fundamentais de conforto, funcionalidade e estilo.

Y-3 O significado deste nome reúne o Y, do designer japonês Yohji Yamamoto, e as 3 listras famosas da Adidas. Iniciada em 2003, esta parceria é sucesso de público e crtítica por unir as criações vanguardistas de Yamamoto com os tecidos tecnológicos e visual esportivo da Adidas.
FONTE: http://www.usefashion.com/categorias/noticias.aspx?IdNoticia=89516

Tricôs divertidos são aposta de estilistaPeças supercoloridas e em formatos incomuns são propostas

Voltada para a confecção de peças em tricô, a designer Annie Larson apresenta uma leva de novos itens em malharia retilínea com aspecto bem divertido. O que chama atenção nas criações é, principalmente, a originalidade da estilista, que desenha versões incomuns para o segmento.


Esse é o caso, por exemplo, da jardineira supercolorida. Os tons vibrantes, aliás, também estão presentes em todas as outras peças. Destaque também para as leggings estampadas. Além dos blusões, outras propostas interessantes são as bolsas, mochilas...
Annie Larson vive em Minneapolis, nos Estados Unidos. Seu foco principal é o tricô, mas, segundo seu site oficial, gosta de experimentar diferentes materiais e construções. Annie já integrou a equipe da Target Corporation.




                          
fonte: http://www.usefashion.com/categorias/noticias.aspx?IdNoticia=89556
fonte: http://www.annielarson.com/

6° Colóquio de Moda reflete sobre design - Debate contou com 3 pesquisadoras internacionais

Terminou em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi, o 6° Colóquio de Moda, evento que fomenta reflexões sobre diferentes segmentos inerentes à moda. Maior congresso científico deste campo no Brasil, esta edição seguiu utilizando o formato de grupos de trabalhos e mesas de debate para tratar de áreas como Arquitetura, Artes Plásticas, Figurino, História, Antropologia, Marketing, Comunicação e Sociologia.
Com a temática “Pensando Design”, na tarde do dia 15 de setembro, participaram de uma mesa de debate, mediada pela professora Doroteia Pires, 3 pesquisadoras internacionais: Nanni Strada, do Studio Nanni Strada; Chiara Colombi, do Politécnico di Milano; e Barbara Trebitsch, da Domus Academy.
De acordo com Nanni, que começou sua carreira no campo do vestuário ainda nos anos 1960, a curiosidade deve ser um elemento fundamental para o profissional de Design. Ela também destacou a importância da identidade cultural para o campo de criação. “Devemos buscar inspiração nas nossas próprias raízes, o que na realidade eu chamaria de hibridização, já que na era global tudo é muito parecido”. Como exemplo de produto “hibridizado”, ela citou a cadeira Favela da dupla Irmãos Campana.

Já para Chiara Colombi, design é conexo ao método dedutivo, sempre com o propósito de desenvolvimento de uma ideia. Com um campo de pesquisa atrelado ao design estratégico, Colombi enfatizou que “a pesquisa é um importante instrumento para a concepção em design”. Além disso, argumentou que, principalmente após a década de 1990, o homem passou a conectar-se ainda mais com o entorno social,. Daí a importância de um sistema de valores atrelado ao universo sociológico para o campo das pesquisas.

Por fim, Barbara Trebitsch encerrou o ciclo de apresentações argumentando que “o designer do futuro deverá ser capaz de sugerir um novo mundo, integrado a processos multidisciplinares”. Ou seja, atrelar a moda com outras áreas do conhecimento, enfatizados nesta edição do evento.
Além das dezenas de alunos inscritos, de diversas instituições do país, mediaram as apresentações professores como Cristiane Mesquita e Márcia Merlo, da Anhembi Morumbi; Ana Merly Sehbe de Carli, da Universidade de Caxias do Sul; Doroteia Pires, da Universidade Estadual de Londrina; e Helena Katz, da Universidade de São Paulo.
Dentre os participantes internacionais, nomes como Andrea Saltzman, da Universidade de Buenos Aires; Mário Mattos Ribeiro e Inês Simões, da Universidade Técnica de Lisboa; Danilo Cañizares, do IXEL Moda da Colômbia; e Enrico Cietta, da Diomedea, na Itália.

Fonte: juliana.zanettini@usefashion.com

Alexander McQueen

A vida e o legado do "enfant terrible", Alexander McQueen, foi celebrada ontem numa cerimônia solene na catedral St. Paul's, em Londres, sete meses após o suicídio que chocou o mundo da moda.

A cerimônia interrompeu a London Fashion Week para que os principais designers, modelos e editores pudessem participar da homenagem a McQueen, que tinha 40 anos quando morreu, em fevereiro.
Ele tinha um histórico de depressão e estava devastado pela perda recente de sua mãe. Seu suicídio privou a moda britânica de sua maior e mais controversa estrela.

A cerimônia contou com a participação de muitas modelos e atrizes que amavam o trabalho de McQueen, dentre elas Naomi Campbell, Kate Moss, Sarah Jessica Parker, Jade Parfitt, além da designer Stella McCartney.

Anna Wintour, editora-chefe da Vogue norte-americana, foi a primeira das admiradoras de McQueen a falar, elogiando seu "legado excepcional e inspiração brilhante". Segundo ela, McQueen nunca estava satisfeito com seu trabalho e sempre prometia fazer melhor, mesmo quando abria novos caminhos. Wintour lembrou o lado negro do estilista como sua "língua ferina" e o desconforto que ele sentia com as minúcias do mundo fashion.

"Nós sempre perdoamos Alexander", disse ela após descrever como McQueen não compareceu à sua primeira fotografia para a Vogue e depois disse aos editores que não se importava com a revista, uma das publicações de moda mais influentes da indústria.

A cantora e atriz islandesa Bjork, usando uma roupa de McQueen com asas, cantou "Gloomy Sunday", música que trata da morte e que ficou famosa na voz da cantora Billie Holiday. O designer de joias Shaun Leane falou sobre sua longa e intensa amizade com McQueen e o chapeleiro Philip Treacy leu uma das orações.