segunda-feira, 31 de maio de 2010

ATOS IMPENSADOS

“Atos Impensados” foi o tema da coleção Primavera Verão 2010/2011 do OEstudio.
O desfile aconteceu no Fashion Rio, no último domingo, dia 30.
O vestido de post-its (com mensagens escritas no backstage) abriu o desfile. Em alguns looks foram usados “capacetes jardim” que é uma peruca feita com grama e gravetos, teve saia de cabelo e blazer de plástico bolha colorido.
O objetivo foi mostrar o comportamento do ser social com suas manias e fazer uma moda interativa.



Dica Cultural: EXPOSIÇÃO: Roupa de Domingo na Arte Popular

                              
Para a 8ª edição, que tem curadoria conjunta com a pesquisadora Edna Matosinho de Pontes, a mostra se reinventa ao convidar artistas da Arte Popular a fazer sua interpretação sobre o tema “roupa de domingo”, onde estarão reunindos grande nomes deste gênero de expressão, oriundos de várias regiões do Brasil. Visando fomentar diálogos e reflexões, a mostra se complementará com a participação de artistas contemporâneos “antenados” com este gênero de expressão, que estarão exibindo obras produzidas com materiais e suportes diversos.

“Roupa de Domingo na Arte Popular”, que esta conectada com a 2ª edição da “Mostra Cinema de Moda”, a ser inaugurada no Cine Olido na mesma data, contempla amplo setor educativo, reunindo oficinas criativas e bate-papos, ministrados pelos protagonistas envolvidos nessas ações.
Período de Exposição: de 09 a 30 de junho de 2010

Visitação: Segunda a sexta das 10 as 19hs e Sábados das 10 às 17hs

Local: Galeria Pontes  http://www.galeriapontes.com.br/ 
Endereço: Rua Minas Gerais, 80, Higienópolis, SP/SP
Obs: A Galeria está apta a receber portadores de necessidades especiais e conta com amplo estacionamento.

Making of da séria de stop motions "A morte me cai bem", baseado no livro de Ítalo Calvino - 6 propostas para o próximo Milênio".

Estudos do corpo: "A morte me cai bem" - Cristã

domingo, 30 de maio de 2010

DICA DE CULTURAL: exposições em SP

As estilistas Xênia Mozzaquatro e Eniza Bolonha, da marca Alcaçuz, aproveitaram o gosto pelas artes (ambas são formadas em designer gráfico) para inaugurar a exposição Transeuntes, da artista plástica Ana Zanetti, na loja da rua Mario Ferraz, no Itaim, em São Paulo.
A artista foi escolhida por causa de seu trabalho não convencional, conhecido como "despintura" em que, sem utilizar pincel ou tinta, cria imagens da ilusão do positivo e negativo que é retirado do tecido - a mesma técnica foi usada pela marca para criar estampas. Além disso, Ana também se inspira em catálogos de moda para seu trabalho. Vale a visita.
Transeuntes, por Ana Zanetti  - Até 07.06. Entrada gratuita rua Dr. Mário Ferraz, 515, Itaim Bibi, São Paulo – SP.

A chapeleira Silvia Lucchi inaugura em São Paulo exposição retrospectiva sobre seu trabalho

Exposição Na Cabeça na A Casa – Museu do Objeto Brasileiro
O trabalho da chapeleira Silvia Lucchi ficou popular no Brasil em meados dos anos 1980, quando trabalhava para Zoomp e Fiorucci. Mas foi na Europa que produziu a maior parte de suas criações. A designer estou moda na Itália e acabou ficando dez anos, entre ida e vindas, na Holanda.
Atualmente por aqui, Silvia inaugura em São Paulo uma mostra interativa sobre chapéus - é possível tocar e experimentar os modelos.  Abertura: 26 de maio de 2010, às 20h
Visitação: 27 de maio a 26 de agosto de 2010
De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Sábados, das 10h às 14h
Entrada franca rua Cunha Gago, 807, Pinheiros, São Paulo - SP Tel. 0/xx/11 3814-9711 

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Evento comemora o DIA DA ÁFRICA no Museu Afro Brasil



“Seguem algumas fotos de roupas típicas africanas que fiz durante um evento sobre África. Esse não é o figurino que as mulheres angolanas normalmente costumam usar no dia a dia.”
Tessa Pisconti – Diretora da Casa de Cultura Brasil-Angola.





                                     http://www.museuafrobrasil.com.br/

Com o objectivo de promover a cadeia de valor dos têxteis africanos, desde o algodão ao vestuário, a iniciativa “Brand Africa - Origin Africa” envolve a participação de 18 países e pretende desenvolver a moda africana, com recurso a matérias-primas locais e à rede de produção da região.

Os produtores de algodão, têxteis e vestuário em 18 países da África subsaariana estão a promover uma nova iniciativa para impulsionar a confiança no continente como local de aprovisionamento, bem como atrair novos compradores e investidores para a região.
O objectivo é «promover o algodão africano e a cadeia de valor do vestuário, do campo até à moda», afirma Fred Kong'ong'o, director do programa na Africa Cotton & Textile Industries Federation (ACTIF), a associação de comércio regional que concebeu a estratégia.

O objectivo da campanha “Brand Africa - Origin Africa” é, segundo Kong'ong'o, ajudar a África no desenvolvimento da sua marca no mundo da moda, mostrando aos compradores o âmbito da sua concepção, tecidos e fábricas. O responsável também refere que «anteriormente, estivemos a utilizar tecidos da Ásia e design da Europa ou dos EUA, e só cortávamos e cosíamos. Mas o que estamos a tentar provar é que podemos ser a origem do design, a origem do tecido e desenvolver a moda. Esperamos que nos próximos um ou dois anos a África leve a sua marca ao mundo da moda».

A iniciativa começou por promover o perfil do vestuário desenvolvido localmente, com um desfile de moda que decorreu no final de Abril, na cidade de Nairobi, envolvendo designers da Tanzânia, Uganda, Quénia e Etiópia, bem como tecidos de algodão e de seda fabricados na África Oriental.
Esta iniciativa será seguida por um evento maior nas Maurícias, em Novembro, que envolverá cerca de 20 designers de 18 países, usando tecidos africanos nos seus projectos.
Kong'ong'o acredita que a produção da região é ideal para as necessidades dos retalhistas de fast-fashion «porque pode produzir pequenas quantidades muito rapidamente». o director do programa na ACTIF também vê espaço para nichos de mercado que exigem tecidos feitos de algodão orgânico, cultivado em áreas como o Norte do Uganda e a Tanzânia.

Para além de fornecer feedback, espera-se que os compradores também seleccionem os modelos que serão desenvolvidos até ao nível de mercado, utilizando os tecidos da região, bem como a rede de confecção e acabamento. «Neste momento estamos concentrados nos próximos um ou dois anos, trabalhando com designers para criar a procura por esses desenhos e tecidos africanos», explica Kong'ong'o.
O próximo passo será o de converter esse interesse num negócio de investimento no sector têxtil africano na produção de tecidos, bem como em ligações a montante às explorações agrícolas.
A escassez de matérias-primas produzidas localmente e as infra-estruturas deficientes têm sido os principais desafios enfrentados pela indústria têxtil africana. Por exemplo, apesar da África produzir 12% do algodão do mundo, 90% da sua produção é vendida para o exterior.

Esta é também a razão pela qual a maioria das exportações isentas de impostos para os EUA ao abrigo do AGOA (African Growth and Opportunity Act) utiliza tecidos de países terceiros – principalmente asiáticos -, uma regra que está prevista terminar em Setembro de 2012. A menos que este regime seja renovado em breve, existem receios de que os compradores possam começar a perder a confiança na África como local de aprovisionamento.
Kong'ong'o diz que enquanto a ACTIF está a fazer pressão para tornar o AGOA num acordo de longo prazo, o programa “Brand Africa - Origin Africa” vai apoiar esse esforço, criando uma cadeia de valor de longo prazo para a região. «O nosso objectivo é utilizar as vantagens competitivas da região para posicionar a indústria porque, na nossa opinião, a próxima paragem para a indústria vai ser África. Está agora a migrar da China para países como o Camboja, mas nos próximos 10, 20 ou mesmo 30 anos vai migrar para África. E, quando tivermos as nossas ligações a montante resolvidas, a recuperação será muito rápida», conclui o director do programa na ACTIF.


Max Osterweis,                                                          

Depois de mais de uma década colecionando tecidos africanos em suas idas ao Quênia, Max Osterweis criou a marca Suno, em 2008. As estampas são produzidas artesanalmente na África e trazidas para NY. Sua iniciativa tem a intenção de promover o talento da arte local divulgar o seu potencial artístico. As roupas são realmente lindas e a qualidade dos materiais é impecável.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

“A MODA ESTÁ EM BAIXA”: pela democracia dos corpos

Gostaria de convidá-los ao desfile: A MODA ESTÁ EM BAIXA!, manifesto cultural e de moda . Trata-se do trabalho de Carina Casuscelli, artista que contextualiza a democratização dos corpos, tema que nunca esteve tanto em voga, seja em campanhas publicitárias e mídia. O casting do desfile será bem variado de anãs, cadeirantes, altas, gordinhas e magrinhas, pois, a idéia é retratar as diversas belezas reais.
Fico a disposição de informações para o desfile.
Conto com sua presença!  R.S.V.P: confirmar presença por e-mail.
A artista multimídia, Carina Casuscelli, que há 9 anos estuda as diferentes deficiências corporais como o nanismo, deficientes físico, mental e sensorial, e tem desenvolvido com estes deficientes trabalhos em diversas áreas das artes como: teatro, dança, vídeo e performance, realizará seu grande manifesto na próxima sexta, 28 de maio, a artista que também tem sua formação em moda e já desenvolveu diversos figurinos de teatro, elaborou peças para o desfile que leva o nome de sua grife “A MODA ESTÁ EM BAIXA”, em prol da “DEMOCRATIZAÇÃO DOS CORPOS”, em seu casting estão de cadeirantes até anãs. Altas, baixas, gordinhas, magras...todas terão sua vez, pois, a idéia é poder retratar a diversidade dos corpos e raças. MULHERES REAIS e VIVA AS DIFERENÇAS!

Que é o que Carina comenta: “Sempre busquei em meu trabalho retratar as diferenças, hoje vivemos em um mundo em que ideais estéticos são fomentados ao ponto de chegarem às absurdas patologias alimentares como bulimia e anorexia. Em meu trabalho viso através das artes integrar sempre as pessoas, pois, vivemos em um mundo real”.
Carina Casuscelli, foi premiada pela FUNARTE no projeto DIVERSIDADE NAS ARTES, prêmio “INTERAÇÕES ESTÉTICAS”, para a realização deste trabalho, e o mesmo tem sido desenvolvido no ponto de cultura Teatro Commune.
Recentemente a artista trouxe ao Brasil o diretor italiano Dario D´Ambrosi, fundador do teatro patológico e grande pesquisador das artes no trabalho com deficientes mentais, D´Ambrosi esteve em São Paulo à convite da artista e realizou um workshop coordenado por Carina, o diretor também fez uma única apresentação de seu espetáculo “Tutti non ci sono”, no SESC Consolação.
A coleção segue a risca o tema da democratização dos corpos e cada look foi desenvolvido de acordo com o desejo de cada modelo, Carina procurou entender o que cada uma gosta em seu corpo e elaborou as peças de forma a ressaltar a beleza individual.
DIA 28 DE MAIO Horário: 20:00 H - TEATRO COMMUNE – Rua da Consolação, 1218 – São Paulo *entre a Faculdade Mackenzie e o Tribunal do Trabalho – estacionamento ao lado

                                           http://www.amodaestaembaixa.blogspot.com/

terça-feira, 25 de maio de 2010

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Identidade - Multiculturalismo

CURSO DE PRODUÇÃO DE IMAGEM DE MODA EM SALVADOR (26,27 E 28 DE MAIO DE 2010)

Faculdade de Comunicação promove curso de extensão em Produção de Imagem de Moda - A TARDE On Line

A Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) promove curso de extensão em Produção de Imagem de Moda, de 26 a 28 de maio. Por meio de iniciativa do Laboratório de Fotografia (Labfoto), a capacitação é voltada para estudantes e profissionais de comunicação, moda e fotografia.

O curso tem como objetivo abordar as etapas envolvidas no desenvolvimento e na produção de uma imagem de moda. A programação das aulas inclui a realização de aulas expositivas, com apresentação de material visual e demonstração de projetos já realizados. No total, a carga horária do curso será de 9 horas/aula, coordenadas pelo professor José Carlos Mamede.

Mais informações no site do Labfoto (acesse aqui), no site da Fapex (acesse aqui), através do e-mail educacional@fapex.org.br ou através dos telefones (71) 3183-8459 e 3183-8460.

http://www.atarde.com.br/posgraduacao/noticia.jsf?id=2506673

http://dmalicuia.blogspot.com/

http://www.mainamorena.blogspot.com/ 

http://www.leiamoda.com.br/leiamoda/content/materia.php?idText=4421&secao=noar

perfumemoda-bobpires.blogspot.com/ - 9 minutos atrás 

http://www.adrianacohim.com.br/v2/interna.php?id=2619&id_colunas=1 

DICA CULTURAL

Imagens de Moda: fotógrafo Andrew Matusik


Editorial Global Gathering da revista How To Spend It com a supermodelo sudanesa Alek Wek

Texturas, padrões e cores dos quarto cantos do mundo,
formam looks vibrantes para nômades modernos.








Fotografia: Andrew Yee
Styling: Damian Foxe

domingo, 23 de maio de 2010

Pesquisa: ARTISTICTHINGS.COM - Kseniya Simonova Sand Animations 1

Marc Jacobs & Anna Sui

Marc Jacobs Interview on Stephen Sprouse

EDITORIAL- DÚVIDA- SEXTO SEMESTRE DE CRIAÇÃO - SAIU NO SITE MODA SEM FRESCURA

 E o portfólio de hoje apresenta o editorial “Dúvida”, feito por um grupo de alunos da FMU, coordenados por Jô Souza. A inspiração é o filme homônimo dirigido por John Patrick Shanley, com Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman, atores fenomenais, neste drama que fala sobre Igreja Católica e pedofilia.
FICHA TÉCNICA DO EDITORIAL

DISCIPLINA: Projeto de editorial em moda ORIENTADORA: Jô Souza
FOTÓGRAFO: Nati Canto
PRODUÇÃO DE MODA e Styling: Isabel Zachow, Ana Paula Andrade, Ariane Barros,Luana Fernandes, Luana Karen e Rafaele Mendes
MAKE & HAIR: Fernando Copelli
ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Ana Paula Andrade
MODELO: Jéssica Bronitzki(Joy)
PROJETO GRÁFICO: Monique de França, Rafaele Mendes, Ana Paula, Ariane Barros, Luana Karen e Luana Fernandes
LOCAÇÃO: Vila Maria Zélia

veja o ensaio completo:
http://www.modasemfrescura.com/2010/05/17/portifolio-7-editorial-duvida/comment-page-1/#comment-5036

PESQUISA: Maartje Dijkstra



                             http://www.maartjedijkstra.com/pages/index.html

EVENTOS DE MODA - RJ E NO INTERIOR DE SP

Making Off - esportes radicais - primeiro semestre do curso de moda da FMU

Estudos do Corpo: Primeiro semestre : GRUPO DE EXATIDÃO 1º SEMESTRE 2010

Estudos do Corpo- primeiro semestre: Exatidão + Moda

PESQUISA: Ronaldo fraga e Mario de Andrade- Sou um turista aprendiz!

Mineiro que já pôs o trabalho de Carlos Drummond de Andrade na passarela (e para ajudá-lo convidou costureiras de Itabira), essa situação era absurda. "Hoje, além de vender o trabalho delas nas minhas lojas, saber que poderei vê-las caminhando por si próprias é o que mais me inspira", conta o estilista, que não reclama mais das longas viagens. "Mesmo que consumam tempo e empenho, essas andanças me alimentam, inspiram e renovam. Não deixo de viajar nunca mais."

E onde entra O Turista Aprendiz nesta coleção? "Sou fascinado pela obra do Mario de Andrade, principalmente pelo Turista Aprendiz, porque ele faz seu diário de bordo das andanças do Sudeste ao Nordeste, descobrindo riquezas das regiões que, até a Semana de Arte Moderna de 22, passavam despercebidas. Sempre quis fazer a viagem que ele fez, mas nunca tive tempo."

O estalo veio em uma das viagens de volta de Passira. "Parei e pensei: ‘Sou um turista aprendiz!’ Adoro fotografar, filmar, escrever sobre essas viagens. E resolvi contar minha viagem. Se eu soubesse escrever, escrevia. Mas sei é fazer roupa. Então, criei uma coleção."

Coleção. Traduzindo essas viagens em informação de moda, Fraga traz o calor do Nordeste em uma coleção ‘com muita pele’. Ao gosto dele, as formas continuam amplas, perfeitas para um dia quente, mas os vestidos perdem comprimento e as pernas aparecem sob godês, drapeados e lacinhos. Os boleros com cara dos anos 20 chegam com um shape contemporâneo. "Para meus padrões, é uma mudança e tanto, mas é o que o Nordeste pede. É uma região muito feminina." A palheta de cores surge das paredes caiadas locais desbotadas pelo sol forte. "Tem coisa mais linda que um verde-água, um salmão, o azul dos azulejos, o piso colorido?"

Tem. O anil que tinge o tecido de algodão e dá forma às flores que, em seguida, serão bordadas com paciência de ourives pelas ‘alunas’ de Ronaldo. "Não sei bordar, mas olho para esse universo e invento outra proposta."
Enquanto ministrava os workshops, Ronaldo reparou que muitas mulheres levam os filhos por não ter com quem deixá-los. "Elas ficam quietinhas, prestando atenção. Se pelo menos uma criança aprender o ofício, se se tornar um estilista, meu dever estará cumprido."
fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,ronaldo-fraga-o-estilista-aprendiz,554939,0.htm

Pesquisa: La Marelle.

                             
Nada mais poético e cool que uma bolsa de uma marca antenada, dessas nada óbvias que todo mundo pergunta de onde é. Se você concorda com essa história toda, é hora de conhecer as bolsas francesas La Marelle.
                                             http://www.lamarelle.net/

sábado, 22 de maio de 2010

Wallpaper faz uma edição dedicada ao Brasil -um remix da moda, arte, design e arquitetura


http://www.wallpaper.com/
http://www.wallpaper.com/video/fashion/behind-the-scenes-of-the-garota-da-laje-womens-fashion-shoot/86060901001

SP PEDAÇOS DO BRASIL: PASSEI LÁ: CANTOS PARA CONHECER EM SAMPA : GALERIA PONTES

“A Galeria Pontes, recém inaugurada, dedica-se exclusivamente à arte popular. É o resultado do olhar amoroso, ensolarado de Edna Matosinho de Pontes que percorreu todo o Brasil à procura de peças que expressassem com inventividade a magia do povo brasileiro e a força da nossa natureza.



Na escolha dos artistas e das peças, Edna deixou a paixão no comando, mas procurou sempre o horizonte da autêntica criatividade. E assim, com paciência e a necessária obstinação, Edna Matosinho de Pontes reuniu um acervo rico e diversificado. As obras são originárias das mais distantes regiões brasileiras - foram produzidas na floresta amazônica, no pantanal de Mato Grosso, no serrado de Goiás, no vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, no sertão de Pernambuco, enfim, vieram do vasto mundo que compõe o nosso país. O conjunto forma um panorama da alma brasileira, apresenta um Brasil sonhado pelo seu povo, com exuberância, mística e sensualidade.

A Galeria Pontes é, em si mesma, ensolarada, um arco-íris. Um espaço de muita vitalidade. Energia que não para de brotar, porque a arte popular é germinal, isto é, plena de vida.”

Fábio Magalhães – Museólogo, Crítico de Arte e Curador da Exposição Inaugural da Galeria Pontes, “Olhar Ensolarado”
Rua Minas Gerais, 80 Higienópolis 01244-010 São Paulo - SP. 55 11 3129-4218 galeria@galeriapontes.com.br   http://www.galeriapontes.com.br/

PESQUISA: artista alemão Simon Schubert


Piano stairs - TheFunTheory.com - Rolighetsteorin.se

ESTUDOS DO CORPO: Grupo Multiplicidade - Moda A manhã





Aborda a multiplicidade no Hedonismo um termo grego: HEDONÊ,que significa prazer,vontade, essa doutrina representa uma busca sem limites de um objetivo.

Não há uma causa estabelecida para o Hedonismo e sim um contexto histórico, juntamente com a vulnerabilidade e a pré- disposição do indivíduo, aliado as mudanças sociais que atingem o coletivo e o individual.

Caroline Palumbo - Deborah Vicente - Gabriela Figueira - Geiseane da Silva - Gisele Cristina - Helena Novaes.